O Impacto do Novo CPC na vida de um advogado iniciante

O novo código de processo civil entrou em vigor em março deste ano, enxugando muitos procedimentos extremamente burocráticos e esclarecendo processos que era cheios de contradições e dificuldades.

Entenda nesse texto o impacto do novo CPC no cotidiano de um advogado iniciante e se é um motivo se preocupar.

O antigo código de processo Civil

O código do processo civil que era utilizado até o começo desse ano datava de 1973 e tinha passado por uma série de reformas, o que ocasionou uma série de contradições e permitia que processos civis fossem protelados e recorridos até o último instante.

Outro grande problema é que os recursos permitidos pelo CPC antigo encareciam muito o processo civil, tirando a lei das mãos de quem precisa e tornando esse processo exclusivo para pessoas abastadas.

O novo CPC

ilustra-cpc-2-k7bf-u10534104423bob-1024x794gp-webO CPC atual é, na verdade, uma versão mais enxuta e descomplicada do antigo, agilizando processos e removendo contradições que permitiam a exploração de lacunas legislativas.

A idéia do novo código é agilizar os processos civis, dando clareza aos procedimento, respeitando jurisprudências e dificultando a recursão. Outro ponto que merece destaque é a preferência por mediações e acordos, que facilitam a resolução de disputas legais sem a necessidade de um processo completo.

O Impacto do novo CPC na vida de um Advogado Iniciante

As mudanças do novo CPC que mais impactam o cotidiano de um advogado foram as que aumentaram sua qualidade de vida, como honorários de sucumbência na fase recursal e apenas serem contados dias úteis durante o andar de um processo.

No final das contas, não houveram mudanças extremamente significativas no CPC, se você estudou muito o CPC antigo, vai ter facilidade em interpretar e utilizar o novo, afinal ele está mais fácil de compreender e seguir, mas não precisa se desesperar, as alterações não foram drásticas a ponto de invalidar seu registro na OAB

fonte: http://mentealpha.com/curso-novo-codigo-de-processo-civil-comentado/